28
Artista DEF
Audiodescritora
SP - BR
28
Artista DEF
Audiodescritora
SP - BR
SOBRE
Isadora Ifanger é artista DEF, atriz formada em Artes Cênicas pela UNICAMP, mestra em Artes da Cena pela escola Célia Helena em parceria com a Fundação Itaú Cultural, onde realizou a pesquisa intitula “Deforma: perspectivas ancestrais e culturais através de um corpo DEF”. É audiodescritora e produtora cultural com foco em acessibilidade, coordenando uma equipe formada por profissionais com deficiência.
É gestora na frente de acessibilidade e cultura DEF do espaço de ocupação cultural Sala dos Toninhos - Rede Usina Geradora de Cultura, em Campinas/SP. Idealizadora e atuante do espetáculo solo Inunda-me, de direção de Gabriela Ramos e também da performance DEFORMA, com direção de Estela Lapponi, sendo esta última resultado de sua pesquisa de mestrado. Ambos materiais nasceram em 2023 através da contemplação pelo Fundo de investimentos culturais de Campinas (FICC), seguiram com apresentações pontuais em festivais, mostras e unidades SESC, tiveram continuidade com circulação por mais de 10 cidades do estado de São Paulo pelo ProAC (edital estadual) durante todo o ano de 2025 e seguem com agenda de apresentações em 2026 em diversos espaços culturais.
No espaço cultural Sala dos Toninhos, da qual faz parte da gestão, Isadora inaugurou no final de 2024 a exposição Cultura DEF exposta, onde há materiais de diversas linguagens criados por artistas DEFs de todo o Brasil. Sendo a exposição fixa da Sala, o local se tornou um espaço de referência de cultura DEF, recebendo visitações frequentes por centenas de pessoas.
Desde 2020 ministra palestras e workshops sobre cultura DEF e cultura do acesso, fazendo parte da formação de diversos grupos e artistas independentes por várias cidades do estado de São Paulo e também como contratada em unidades SESC. Enquanto formadora também é idealizadora e ministrante do curso Bordado como ideias táteis, onde desenvolve uma prática de bordado com materiais gigantes e que acolhe diversos tipos de corpos que normalmente não se adaptam ao bordado convencional, sendo esse também um projeto que nasceu junto a pesquisa de mestrado e que está em prática desde 2024, já tendo passado também por uma circulação pelo interior paulista, com turma semestral na Sala dos Toninhos e aulas pontuais em unidades SESC do estado.
Para acompanhar a agenda de atividades siga o instagram @isadoraifanger !
ESPETÁCULOS
2023 - 2026, direção de Gabriela Ramos
2019 - 2020, direção de Matteo Bonfitto.
Coletivo Bandô.
2021 - 2023, direção de Gabriela Ramos.
Coletivo Bandô.
2023 - 2026, direção de Estela Lapponi
Neste site todas imagens possuem texto alternativo.
Nas outras abas acesso a: Galeria de fotos, espetáculo Inunda-me, performance Deforma, trabalhos de audiodescrição, divulgações científicas e contatos.